MARKETING AMBIENTAL: OPORTUNISMO OU CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA?
12/09/2023 - Meio Ambiente, sustentabilidade e agronegócio
O marketing é um conceito relacionado a um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência. Em outras palavras, o marketing é uma técnica para expor ou evidenciar uma marca, produto ou empresa. Na área ambiental tem crescido muito a expressão “marketing ambiental”, onde as empresas procuram mostrar para seus clientes e para o mercado que desempenham suas atividades alinhadas à sustentabilidade ambiental, e que, não poluem o meio ambiente. Assim, existem muitas empresas que exploram muito bem as suas ações desenvolvidas em marketing ambiental, especialmente contando com a era da tecnologia da informação, onde por meio do marketing digital, conseguem alcançar uma gama muito grande de visualizações. Por outro lado, ha quem diga que muitos utilizam deste mecanismo como oportunismo para evidenciar sua marca. Mas, a verdade é que o próprio mercado, especialmente o internacional que agrega maior potencial de valor, está priorizando produtos e empresas que não degradam o meio ambiente. Assim, é louvável a empresa que adquire esta conduta sustentável e explora este mercado cada vez mais promissor, seja por consciência ecológica de seus gestores, ou seja, como oportunismo mesmo. Pois, oportunidade aproveitada é um dos principais fatores associados ao sucesso para os empreendedores neste mercado atual, global e concorrido.
Fonte: Por Alexandre Hüller, in: https://www.jornalgazeta.com.br/colunas/alexandrehuller