Empreendedorismo Ambiental
14/04/2021 - Meio Ambiente, sustentabilidade e agronegócio
A sustentabilidade é um assunto bastante recorrente na atualidade, sendo muito atrelado ao conceito de empreendedorismo sustentável no mercado mundial, altamente globalizado. Nesta perspectiva, notícias recentes mostram que grandes empresas e instituições estrangeiras tem se mostrado receosas em investirem e empreenderem em países que não se preocupam com o meio ambiente. E isso pode ser um sério problema para a economia de um país, como o Brasil. Pois não se engane! A falta de proteção ambiental mais atrapalha do que ajuda a economia brasileira. Onde, ao passarmos uma imagem negativa e de insegurança aos investidores estrangeiros, o problema passa a ser “a falta de investidores”, e não a burocracia no licenciamento para a instalação de empreendimentos, como alguns justificam, para endossar seus atos ilegais. Devemos sim, avançar e modernizar os procedimentos de licenciamento e fiscalização, mas não precisamos mais devastar grandes áreas florestais para justificar o desenvolvimento. Na realidade, os grandes desmatamentos ilegais, como na Amazônia, por exemplo, só beneficiam a poucos interesseiros. Ao invés disso, teríamos que valorizar os verdadeiros e importantes agricultores brasileiros, investindo em meios mais sustentáveis de produção, otimizando os recursos existentes e sua correta aplicação, diminuindo as perdas, valorizando a economia circular e a agricultura familiar. No meio empresarial, a principal razão pela qual os executivos buscam a sustentabilidade em seus negócios é de alinhar esse conceito com suas metas, missões e valores, focados nas soluções ambientais, na racionalização de energia e insumos, minimização na geração e reaproveitamento de resíduos, na certificação da origem dos produtos, e a preocupação com a sua reputação em relação ao mercado consciente e cada vez mais exigente. E isso tem sido efetuado principalmente pela implantação seus SGAs – Sistemas de Gestão Ambiental, e das certificações. O profissional também precisa se moldar a esta estratégia de empreendedorismo ambiental e se qualificar para oferecer seus serviços numa perspectiva de liderança empreendedora, inovadora, e sustentável. Portanto, esta lógica é cada vez mais essencial no meio dos negócios atuais, especialmente diante de um mercado instável e incerto. E isso, pode ainda ser utilizado como estratégia competitiva diferenciada para as empresas, agricultores e demais profissionais, através de um marketing ambiental para conquistar e fidelizar seus clientes.
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